7 motivos para se tornar vegano

7 motivos para se tornar vegano

Existem muitos motivos para se tornar um vegano e deixar de consumir carnes e derivados de animais. Podemos dizer que adotamos essa postura por conta de ética, saúde, vontade de mudar o mundo, etc. E somado a isso, existem falsas ideias que falam que uma alimentação vegana é pobre em nutrientes.

Vou passar os motivos dos quais pessoas sensatas se tornam veganas, assim da próxima vez que alguém perguntar o “por quê?”  você tenha muitos argumentos para debater.

Ética7 motivos para se tornar vegano

Primeiro requisito que constrange o vegano é a ética. A verdade que os animais criados para consumo posterior de carne são tratados indignamente, tem uma vida de sofrimento e o final é uma morte muitas vezes dolorida. Isso sem contar matadores clandestinos que a sentença de morte é ainda pior.

Contribuir para o planeta

O que poucos sabem é que 70% dos cereais plantados são usados para alimentar os animais de criação intensiva, essa mesma alimentação poderia ser destinada a populações que hoje morrem de fome.

Na pecuária industrial para produzir 1 kg de carne é necessário 15 mil litros de água, sendo que para produzir 1 kg de cereal é necessário apenas 1,3 mil litros de água. Em um hectare de terra pode ser plantado 22,500 kg de batata, e no mesmo passo seria possível produzir 185 kg de carne bovina.

Saúde

Por mais que a mídia tente dizer ao contrario, a dieta vegetariana é muito mais saudável. Cortar o consumo de animais reduz o risco de ter colesterol alto, previne vários níveis de cancros, aumenta a energia e controla o pelo.

Os peixes também tem consciência

Ao contrario que as mídias dizem por aí, os peixes também sentem dor e prazer. A pesca intensa ameaça a população aquática. Cerca de 40 milhões de toneladas de animais mortos são devolvidos ao mar anualmente por pescadores. Para se ter uma ideia a cada 1 tonelada de camarão foram descartados 15 toneladas de outros peixes mortos.

Além disso, a pesca provoca a morte de outros seres vivos, como os pássaros que ficam enroscados em suas redes  ou quando comem seus anzóis.

Morte mais Sofrimento

É certo que para comer carne algo precisou morres. Outra coisa é certa, matar é um ato de violência. Os animais são fragilizados, eles assim como nos sentem dor e medo e os matadouros não garantem que sejam mortos sem dor. Hoje podemos encontrar facilmente reportagem onde são flagrados esse tipo de comportamento dos matadouros.

Gosto e Sabor

Será mesmo que um alimento tão sofrido é realmente o mais saboroso? E na verdade não, a carne é um dos alimentos mais sem gosto que existem, por isso quem come carne sente mais o gosto do tempero do que a própria carne.

Risco de Cancro

Só por uma questão de estatística quem faz uma dieta vegana tem menos 40% de probabilidade de contrair cancro que um omnívoro que tem 88% de contrair cancro do cólon.

Esses são alguns motivos dos quais a maioria dos veganos se tornam de fato veganos.

Curta nossa Página no Facebook >>> Livro de Receitas da Vovó <<<

Envie seu comentário